Teatro na Idade Média
CARLOS GOMES
FRANCK WIRLEN QUADROS
JAQUELINE BASTOS
JDEAN MONTEIRO
VANESSA DOS SANTOS
TEATRO NA IDADE MÉDIA
Orientação: Prof. Romualdo Palhano
MACAPÁ
2014
CONTEXTO HISTÓRICO
Durante a Idade Média, entre os séculos V e XV, a Igreja Católica exerce forte controle sobre a produção científica e cultural. Onde movimento socioeconômico era centrado em feudos; assim como a realizações de cruzadas, quais eram guerras em torno da igreja; mediante a tudo isso ainda houve o aparecimento de uma doença causada pelo carrapato encontrado em ratos que se alastrou por toda a Europa e atingiu varias vitimas.
Essa ligação da cultura medieval com o catolicismo faz com que os temas religiosos predominem nas artes plásticas, na literatura, na música e no teatro.
Em todas as áreas, muitas obras são anônimas ou coletivas.
Neste período o teatro sofreu perseguições. Logo, a igreja não via com bons olhos a concorrência que os espetáculos, jogos e diversões de toda espécie faziam às festividades religiosas. As atrizes passaram a ser equiparadas às prostitutas... Os “histriões” (comediantes, atores) não podiam receber a comunhão e os padres e leigos estavam proibidos de assistir peças teatrais sob a pena de excomunhão (expulsão da Igreja).
RELAÇÃO COM A IGREJA
Além das companhias itinerantes de mimos e acrobatas que haviam sobrevivido a queda do império romano, no campo havia os semi-convertidos e os pagãos que executavam magias agrícolas tratando da morte e da ressurreição da vegetação, surgindo nesse período os Saltimbancos e a Comédia Del’art.
Incapaz de destruir estes vestígios de paganismo, a Igreja os associou aos festivais do Natal e da Páscoa, das danças e das peças de São Jorge, que sobreviveram até nos nossos dias. Na verdade São Jorge e seu dragão, Papai Noel (São Nicolau) e outros, eram personagens demasiado próximos da fantasia infantil e do pensamento mágico, para que pudessem ser