Teatro na idade media
“MISTÉRIOS”
Este trabalho tem como objetivo abordar Os Mistérios do teatro na idade média, mostrando sua evolução desde as encenações em templos religiosos, até encenações em pátios e praças como forma de representações religiosas que facilitavam o entendimento dos fieis sobre o que era ensinado, até a primeira encenação em um teatro. O mistério na época medieval significava à representação da vida de Cristo baseada no antigo e no novo testamento e ligada as lendas que eram associadas aos mesmos.
No fim da Idade Média, o Mistério surge totalmente desvinculado da Igreja e ganha força na cidade através das representações. A partir da encenação da Imensa peça que é independente da liturgia, o conteúdo da mesma ilustra uma visão ampla da história humana desde a queda de Adão até o juízo final, mantendo-se plenamente o caráter épico da peça medieval. O mistério é um drama medieval encenado através de episódios bíblicos falando sobre a vida dos santos.
As primeiras encenações aconteceram em Paris no ano de 1380, seus temas provinham do antigo e novo testamento trazendo como tema principal a paixão de Cristo com o intuito de transmitir aos fieis de uma forma facilitada a história da igreja e os segredos que em latim não eram mostrados. Essas encenações ocorriam durante as festas religiosas ou cívicas, sendo as mesmas representadas no interior da igreja e com o crescimento começou a ser representados em praças sobre tablados de madeira, pois a igreja era um local sagrado e que não tinha aceitação do profano. As interpretações cênicas eram feitas por atores amadores de todas as classes. Com o passar do tempo, as representações começara a misturarem-se os temas religiosos com temas profanos. Assim em 17 de novembro de 1548 a igreja proibiu as apresentações em Paris, surgindo assim o teatro popular, no qual as suas encenações traziam intenções políticas e sociais, juntamente com as farsas. Segundo