Fruto
Os frutos são estruturas auxiliares no ciclo reprodutivo das angiospermas pois, protegem suas sementes em seu interior e auxiliam em sua disseminação.
Os frutos resultam do desenvolvimento de folhas carpelares fechadas, encontrando-se os óvulos encerrados dentro de um ovário.
No caso em que o ovário origina o “fruto” sem que tenha ocorrido a fecundação, não há formação de sementes e o “fruto” chama-se partenocárpico, caso da banana e da laranja-da – baia. A parte desenvolvida do ovário passa a ser denominada pericarpo , que corresponde ao fruto propriamente dito.
Partes do fruto
Um fruto é formado pelo pericarpo, que se originou do ovário da flor e das sementes que resultaram dos óvulos fecundados.
Estrutura bá sica
O Pericarpo é formado por:
Epicarpo: Parte mais externa, conhecida como casca;
Mesocarpo: Que é uma camada intermediária, muitas vezes carnosa e suculenta;
Endocarpo: Parte mais interna, que envolve a semente.
Classificaçã o
Há dois grupos principais de frutos: os carnosos e os secos.
Carnosos: o pericarpo é suculento. Atrai animais, que realizarão a dispersão da semente.
Os frutos carnosos podem ser:
Bagas: Formadas por um ou vários carpelos sincarpados com vários caroços que contém uma semente. Drupas: Formadas por um ou mais carpelos sincarpados que contém uma única semente dentro de seu único caroço duro.
Secos: o pericarpo é seco. Normalmente a semente é dispersa pelo vento. Além desses tipos, há frutos que não se desenvolvem da parede do ovário.
Os frutos secos podem ser:
Frutos deiscentes: Frutos que se abrem na maturação, normalmente secos. Exemplo: castanha e a maior parte das leguminosas.
Frutos indeiscentes: Frutos que não se abrem espontaneamente. Podem ser secos, lenhosos, ou carnosos. Exemplo: maçãs, laranjas, melões.
Funçõ es do fruto
A função primordial dos frutos é a proteção da semente em desenvolvimento, e é a principal razão atribuída pelos estudiosos ao fechamento dos carpelos nas