Frutos
Conceito: Em termos botânicos, o fruto é uma estrutura presente em todas as angiospermas onde as sementes são protegidas enquanto amadurecem, são estruturas resultantes do ovário e que surgem após a fecundação.
Tecidos: O pericarpo compõe-se de três camadas: epicarpo (camada mais externa), mesocarpo (camada intermediária) e endocarpo (camada mais interna). Em geral o mesocarpo é a parte do fruto que mais se desenvolve, sintetizando e acumulando substâncias nutritivas, principalmente açucares.
Tipos:
Partenocárpio - Os frutos partenocárpicos são formados a partir do ovário, sem que tenha ocorrido a fecundação, portanto, não formam sementes por não desenvolver os óvulos. Existem frutos que naturalmente são partenocárpicos como a banana, limão taiti e laranja baiana, mas existem casos cada vez mais frequentes de partenocarpia induzida, como é caso da nectarina, melancia, tomate. Alguns hormônios vegetais, como giberelinas e auxinas, podem ser aplicados na época da floração para estimular a partenocarpia. Assim, podem ser obtidos diversos frutos sem sementes e de boa qualidade, como melancia abóbora, berinjela, e outras. A partenocarpia pode ser autônoma ou vegetativa, ocorrendo sem qualquer estímulo ou estimulada, quando se exige certa excitação do estigma pelo pólen (que não consegue fertilizar os rudimentos seminais) ou infecções fúngicas, parasitas ou através de outros estímulos.
Pseudofrutos – Alimentos vegetais suculentos que chamamos de fruto, mas que na verdade não o são, biologicamente falando, já que não são oriundos do ovário. Eles são classificados na biologia como pseudofrutos. O caju, a maçã e a pera são alguns exemplos.
Frutos Verdadeiros - Diversas características são utilizadas para se classificar os frutos, entre elas o tipo de pericarpo, se o fruto abre-se ou não espontaneamente para liberar as sementes, etc. Frutos que apresentam pericarpo suculento