Psicologia - Behaviorismo e Serviço Social
Universidade Católica do Salvador
Curso de Serviço Social
Disciplina de Psicologia
Professor: Francisco Formigli
Flávia Gabriele
Ingrid Azevedo
Jamile Guimarães
Magda Santana
Vânia Paixão
Salvador 2014
O Behaviorismo é uma das principais teorias da psicologia. Essa corrente tem o objetivo de estudar através da observação o comportamento humano e animal, sendo que no homem seu comportamento responde a estímulos oriundos do meio externo de uma maneira relativamente automática onde teve Ivan Pavlov como seu precursor.
Essa corrente foi subdividida em alguns métodos de estudo como a Parcimônia que prioriza a busca pela explicação mais simplificada, o Estímulo que tende a provocar sempre a mesma resposta podendo prever também o controle da produção destes comportamentos, onde a hereditariedade é ignorada e apenas se valoriza a influência social, seu crítico foi John Watson.
Outro método de estudo foi elaborado por Frederic Skinner que se preocupou com o estudo dos comportamentos observáveis, deixando de lado os estados externos. O seu método consistiu na investigação compreensiva de um único sujeito, chamada de teoria de Condicionamento Operante, onde todas as coisas que fizemos tem um efeito sobre o ambiente ou opera sobre eles. Ex: caminhar, andar de bicicleta, ler, estudar etc.
De acordo com essa teoria manipulando os estímulos é possível controlar o comportamento podendo aumentar ou diminuir a frequência com que aparece, extingui-lo ou fazer com que apareça em situações adequadas. O reforço é o fator que torna provável o aumento frequente da resposta, sendo positivo no qual o estímulo quando acrescido a situação aumenta a probabilidade de ocorrência de resposta. Ex: Em um time de futebol alguns jogadores ganham folga pelo bom desempenho no jogo passado. Pode ser também contínuo, quando o comportamento é reforçado e ocorre cada vez mais. Na extinção a negação do reforço tem propósito de