Psicologia
CURSO SERVIÇO SOCIAL
BRUNA OLIVEIRA
BRUNELLy sacramento
EUSLÂNDIA OLIVEIRA maria HAIANE BOTELHO
KITELLY ROMÃO
LEILA ROCHA
PRISCILA LIMA
behaviorismo
Maio/2012
Itamaraju-Ba
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO EXTREMO SUL DA BAHIA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO SERVIÇO SOCIAL
BRUNA OLIVEIRA
BRUNELLY MUNHOZ
EUSLÂNDIA OLIVEIRA
MARIA HAIANE BOTELHO
KITELLY ROMÃO
LEILA ROCHA
PRISCILA LIMA
behaviorismo
Trabalho requisitado:
Professor Leandro da Silveira Vieira,
Na Disciplina Psicologia. ll Semestre Serviço Social,
Para obtenção parcial de crédito.
Maio/2012
Itamaraju-Ba
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é mostrar conceitos básicos sobre o behaviorismo e a terapia cognitiva comportamental, para o esclarecimento de sua prática profissional na teoria da personalidade, ao qual, é considerada um conjunto de valores ou termos descritivos usados para caracterizar o indivíduo estudado de acordo com as variáveis ou dimensões que ocupam posição central na teoria adotada (HALL; LINDZEY, 1984).
BEHAVIORISMO
O início do século XX testemunhou o surgimento e desenvolvimento de movimentos rivais na psicologia. Todos eles ajudaram a modelar nossa atual e ainda desagradada área (Kimble, 1984). Embora os psicólogos contemporâneos não mais integrem movimentos específicos, muitos se identificam com uma de quatro principais perspectivas: behaviorista, cognitivista, humanista ou psicanalítica.
O behaviorismo (ou comportamentalismo), inaugurado por John Watson em 1913, tomou como base o funcionalismo, o método experimental e o condicionamento de Pavlov e o associacionismo para construir seu saber.
Watson resolveu transformar a psicologia em uma ciência “respeitável”. Para atingir este objetivo, ele insistia, os psicólogos precisavam usar métodos objetivos e estudar comportamentos observáveis. Em 1912,