Revolução
CENTRO UNIVERSITÁRIO
A INFLUÊNCIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA ADMINISTRAÇÃO
TRABALHO ACADÊMICO
VARZEA GRANDE
2014
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO SOBRE A INFLUÊNCIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA ADMINISTRAÇÃO
VARZEA GRANDE
2014
A revolução industrial foi um conjunto de mudanças que ocorreu na Europa entre os séculos XVII e XIX, que modificou bastante a população daquela época. A Inglaterra foi o primeiro pais que se “rendeu” a revolução industrial, pois possuía uma rica burguesia, a mais importante zona livre de comercio da Europa, sua localização privilegiada, próxima ao mar que veio a facilitar a exploração de outros mercados. Por esses e outros fatores, a Inglaterra foi a única a participar da primeira Revolução Industrial, de 1760 a 1860.
A segunda etapa da revolução industrial ocorreu entre 1860 e 1900, desta vez chegaram a outros países como Alemanha, frança, Rússia e Itália, que também se industrializaram. Este período ficou conhecido como emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor, a locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos. Com a primeira e segunda etapa, vieram:
Exploração do trabalho, nem mulheres e crianças escapavam do trabalho duro e pesado.
Os trabalhadores revoltados com as péssimas condições de trabalho (carga horária, alta e salários muito baixos, por exemplo) começaram a sabotar as maquinas, estes ficaram conhecidos como “ os quebradores de maquinas”. Em pouco tempo com o avanço da ciência, explosões de descobertas aconteceram e mais maquinas foram surgindo, só que mais avançadas e produtivas. Os impactos ambientais começavam a se agravar. Se antes o homem já não se importava com isso, durante a revolução parecia menos ainda. Portanto, as duas primeiras etapas – a Revolução Industrial em si – teriam nos levado ao local onde estamos hoje: um mundo mais confortável e