O surto e o manicômio
A metrópole acelerada
Neste trabalho, falaremos sobre a relação do ambiente social, do comportamento de seus habitantes na atual sociedade e no que asociologia pode intervir e explicar.
Em cena: O surto e o manicômio
“Os operários estão exaustos, mas o dono da fábrica dá a ordem para acelerar a produção. Carlitos tenta heroicamente acompanhar oritmo, mas já não consegue: em uma das cenas mais famosas da história do cinema, se atira sobre a esteira que passa a sua frente”
Este é um trecho do filme Tempos Moderno, em que o personagem Carlitosesta tentando seguir o ritmo acelerado da empresa em que trabalha após um dia cansativo. Como podemos ver ele não consegue e acaba surtando, após isso leva ele para um manicômio.
Após certo tempoele sai da clínica psiquiátrica, com outras vestes, e o médico aconselha para que ele não se exalte, utilizando a frase: “Vá com calma e evite excitação". Mas ai vem à questão: Será que nos dias dehoje é realmente possível viver com calma e tranquilidade?
Apresentando George Simmel
Georg Simmel, sociólogo e filósofo que estudou temas variados. Especialmente interessante para nós é seuensaio sobre a vida nas metrópoles modernas, no qual analisa a relação entre os diversos aspectos da vida social e psíquica.
Sua obra teve grande importância no desenvolvimento do conhecimentosociológico. Uma de suas preocupações foi, assim como Durkheim, descobrir sobre os objetos e a metodologia de estudo da sociedade.
Sua obra foi marcada pelo grande crescimento urbano, com essas mudanças,desenvolveu um método de análise que ficou conhecido como micros sociologia, propondo olhar para os fenômenos sociais e suas manifestações.
Tempos Nervosos
A modernidade em que o mundo se encontraque é incontestável mudou o ritmo da produção. Mas não só isso: Mudou o ritmo das ruas, cidades, da vida e da nossa capacidade de percepção.
Georg Simmel viveu muito antes de nosso tempo,