QUESTIONARIO
Categorias: Ganhar Massa Muscular, Melhorar Performance, Treino
Share via email
Share
O processo de hipertrofia muscular consiste no aumento do volume das células musculares, através do aumento das suas estruturas e componentes. Para que este processo ocorra, é preciso estimular o corpo através do treino, tirando-o da zona de conforto.
A hipertrofia muscular pode ser dividida em dois grandes tipos: hipertrofia miofibrilar e hipertrofia sarcoplasmática.
O que é a hipertrofia miofibrilar?
As miofibrilas são estruturas constituídas por feixes de miofilamentos (as partes do músculo que contraem). Elas são encontradas em cada fibra muscular esquelética.
Cada célula do músculo contém muitas miofibrilas. A hipertrofia miofibrilar ocorre devido a um estímulo de sobrecarga (levantar mais carga do que aquela que o seu corpo está habituado a levantar). Este processo gera micro lesões nas fibras musculares. Durante o processo de recuperação, o corpo aumenta o volume e a densidade das miofibrilas para que essas micro lesões não ocorram novamente.
É por isso que é necessário ir aumentando gradualmente as cargas que se levantam, para as miofibrilas continuarem a ser estimuladas.
O que é a hipertrofia sarcoplasmática?
O sarcoplasma é o fluido e as fontes de energia que circundam as miofibrilas no músculo. Ele contém mitocôndrias para gerar energia, mioglobina, glicogénio, creatina, minerais e água.
A hipertrofia sarcoplasmática ocorre da mesma maneira que a hipertrofia muscular, ou seja, através do estímulo provocado pelo treino. Neste caso, o organismo vai aumentar a quantidade de mitocôndrias, capilares sanguíneos, mioglobina, etc. Resumindo, a hipertrofia sarcoplasmática consiste no aumento quantitativo de estruturas e componentes que permitirão aumentar a eficiência da contração das fibras musculares.
Treino indicado para hipertrofia miofibrilar
O treino mais indicado para estimular a