01010101
Módulo: 4
Atividade: Individual
Título: Vantagens e desvantagens do VPL e da TIR.
Disciplina: Matemática Financeira
Introdução
Sabe-se que o foco da empresa é aumentar o seu valor, com o objetivo de crescer dentro do mercado, que hoje está cada vez mais competitivo. Para tal aumento, é necessário que a administração financeira analise novos projetos e investimentos em potencial, com o intuito de que as ações da empresa sejam valorizadas, e o investidor desembolse recursos para a obtenção de retornos futuros. E isto deve ser feito pautado em alguns critérios.
Justificativa
Os critérios mais utilizados pelo mercado são: o (i) VPL (Valor Presente Líquido), e o (ii) TIR (Taxa Interna de Retorno). O VPL é utilizado para calcular a atratividade de investimentos, ou seja, para verificar se determinado projeto é viável ou não. Já a TIR retorna um percentual e não um valor monetário.
Neste sentido, o objetivo do presente trabalho é mostrar as vantagens e desvantagens de cada critério utilizado para realizar a tomada de decisão.
Desenvolvimento
O Valor Presente Líquido (VPL) é uma medida de valor que mostra a diferença entre o valor investido e o valor resgatado ao fim do investimento, trazidos ao valor presente. Tudo que precisamos saber sobre determinada proposta para decidir entre aceitá-la ou não é se o VPL é positivo ou negativo. Se for positivo, então o valor investido será recuperado e haverá um ganho. Agora, se for negativo significa que o investidor estará resgatando um valor menor que o valor investido, então não se deve aplicar neste determinado investimento (Santos, p.6; Ross, 2013). Para facilitar o entendimento, tomemos o seguinte exemplo:
As receitas de caixa de nossa empresa de imas serão de R$20.000,00 por ano, supondo que tudo ocorra como esperado. As despesas de caixa (incluindo os impostos) serão de R$14.000,00 por ano. Liquidaremos a empresa em oito anos. A fábrica, os equipamentos e o terreno valerão no