O surgimento dos cinemas em São Paulo
O desenvolvimento de São Paulo foi devido ao café e aos investimentos em infraestrutura. Para industrializar a cidade, usaram-se matérias primas como o café, algodão, couro e açúcar para fabricar produtos de baixo valor. Com o aumento da industrialização e dos automóveis em São Paulo, a urbanização veio muito rápida.
Junto com o café, vieram as linhas ferroviárias, sem o objetivo de transportar pessoas, mas primeiramente com o objetivo de transportar mercadorias, principalmente o café. The São Paulo Railway Company foi a primeira ferrovia do estado de São Paulo, ligava a parte urbana da capital com o litoral, porque a maioria da mercadorias vinham pelo litoral e chegavam nos portos. Portanto nessa época o transporte foi muito importante para a expansão da cidade de São Paulo.
O desenvolvimento da cidade e as ferrovias demostravam como São Paulo estava cada vez mais avançando em vários aspectos, como economia, urbanização, industrialização e cultura. Passo a passo para a industrialização, todos que assumiram o poder buscaram o desenvolvimento da grande metrópole, pois viram seu potencial. Muita matéria prima é bom para o desenvolvimento, a questão era apenas investir em indústrias de base.
Como exemplo do desenvolvimento da cidade incluindo também cultura, teatro e artes, temos também o cinema que começou no ano de 1892, com projeções de aparelhos importados da França com a intenção de ser um divertimento ou coisa do gênero. No começo, essa arte era apenas para a elite paulistana, porque era um meio de entretenimento um pouco caro na época e apenas os mais ricos tinham a