comunidade participando e fiscalizando
Módulo PDDE
Cursista: Divina José Cândida dos Santos
ATIVIDADE FINAL: Projeto
COMUNIDADE PARTICIPANDO E FISCALIZANDO
1. SUJEITOS
Todos os indivíduos envolvidos direta ou indiretamente na escola: gestores, professores, funcionários, instâncias colegiadas escolares ( APMF, Conselho escolar) trabalhar a comunidade em geral ( pais, responsáveis ,alunos, etc.)
2. PROBLEMA
Falta de recursos financeiros para atender totalmente as necessidades diárias de manutenção das escolas públicas municipais, estaduais, distritais e de educação especial.
-Falta de autonomia da comunidade escolar na gestão dos recursos financeiros dos estabelecimentos de ensino.
Nas Unidades de Ensino de nosso município, uma minoria da comunidade não tem uma participação efetiva no que diz respeito ao emprego correto do PDDE – ( Programa Dinheiro Direto na Escola ), talvez por não estar devidamente informada sobre a sua importância e da utilização correta dos recursos.
2. OBJETIVOS GERAIS
Por meio da ação PDDE, temos que fazer a conscientização do indivíduo, procurando torná-lo um agente fiscalizador atuante e modificador do meio em que vive, visando a sua colaboração para a melhoria da sua comunidade. Isso ajudará a solucionar problemas diários como manutenção do prédio escolar e de suas instalações, suprindo as necessidades de materiais didático e pedagógico usados pelos professores e alunos. Essa finalidade visa assegurar as condições de funcionamento da unidade de ensino, reforçando a participação social e a autogestão escolar e, por seguinte, aumentando a melhoria da qualidade de ensino.
Os resultados visados são os de contribuir para o alcance da transformação das escolas tradicionais em núcleos de ensino eficazes, de qualidade, mediante a garantia da descentralização dos recursos financeiros da educação, também da criação de condições para autonomia escolar e do estímulo à participação coletiva.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Trazer ao