Internet e Sociedade em rede
( Manuel Castells)
A Internet é um meio de comunicação mais acessada e procurada na era tecnoeconomica, pois, está integrada com o conjunto da sociedade, e è mais que uma tecnologia. A Internet é o meio de comunicação que constitui a forma organizativa de nossa sociedade, pode-se dizer que ela é a fábrica ou a grande corporação na era contemporânea.Ou seja, é o coração de um novo paradigma sociotécnico, que está constituída na realidade a base material de nossas vidas, na forma de relação de trabalho, comunicação e de consumo. Todo esse processo não ameniza a desigualdade política, econômica, cultural e social em todo o planeta. Ela abre um espaço de possibilidade de comunicação que inclui e estreitos laços de relacionamento humano, do outro lado muito estudioso vem analisando, criticando e profetizando sobre todas possíveis alienações que essa ferramenta gera na sociedade humana e seus efeitos devastadores que ela suscita.
Vários são as historias do desenvolvimento da Internet mais o que sabemos que tudo começou no Estados Unidos como uma forma de comunicação rápida e mediatista que foi elaborada pelo universo acadêmico, pela forças armadas em fim, o que é mais importante nesse contexto é que a Internet nasceu como um instrumento de comunicação livre que foi elaborada para todos que compreenda seu mecanismo libertinario. Ela também possui geograficamente dois pólos o do tipo usuários e os provedores de contato que geograficamente possibilita a mobilidade, a circulação do individuo que estará sempre conectado ao mundo.
Porem, muitos intelectuais, cogitam a divisão entre o mundo dos que tem acesso a Internet os que não possibilitam desse mecanismo de inclusão, prejudicando o seu conhecimento ficando a margem do processo vigente, o texto, suscita que o que realmente divide e excluir é o fato de como nos posicionamos, como utilizamos esse mecanismo e qual a capacidade que temos de aprender a apreender e o que faze-nos com a informação