Epistemologia
JOSÉ ANTONIO FONTELES CRUZ JUNIOR
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS: UMA FORMA DE ANÁLISE PARA REDES SOCIAIS DA INTERNET
SÃO PAULO
2011
RESUMO
As Redes Sociais da Internet, também chamadas de Redes Sociais Digitais, ganharam nos últimos anos um notável espaço dentro da cultura mundial e dentro do Brasil, tais tecnologias tomaram proporções inimagináveis e mostraram entre outras coisas o grande poder brasileiro de buscar conexões e o desejo de está conectado dentro desta grande rede mundial. Sendo assim, este trabalho se propõem a fazer uma análise do contexto atual em que se encontra a sociedade contemporânea com relação as novas tecnologias, busca fazer reflexões sobre o impactos de tais tecnologias e dentro deste cenário abordar as Redes Sociais da Internet (RSIs), defini-las a partir de conceitos trazidos por outros autores e também propor uma nova forma de análise para tais ferramentas do ciberespaço, a partir da Teoria Geral dos Sistemas (TGS), onde o objetivo principal deste trabalho é classificar as RSIs através da TGS.
1- INTRODUÇÃO
De acordo com Bevenuto (2002), estamos passando pela terceira revolução. O autor defende que após a revolução agrícola e industrial que alteraram de forma mais intensa o padrão econômico da sociedade, vivemos agora a Revolução da Informação.
Só por considerarmos que vivemos uma nova revolução já devemos aceitar e idealizar que passamos então por mudanças. Independente do julgamento de serem estas, mudanças positivas ou negativas.
Assim como as Revoluções Agrícola e Industrial trouxeram implicações principalmente do ponto de vista econômico da sociedade, Bevenuto (2002) defende que a Revolução da Informação traz mudanças principalmente no campo da comunicação.Para o autor, tal revolução reconstrói os parâmetros de comunicação estabelecidos pela sociedade. Segundo Bevenuto (2002), tal impacto causador desta reconstrução no campo da comunicação social está na rapidez com