Historicidade do conhecimento
1.1. Construindo o conhecimento
O processo de construção do conhecimento surge para resolver determinado problema, explicar problemas e fenômenos desde o surgimento do universo.
A construção do conhecimento esta associada a evolução do homem do domínio do meio do meio onde vive em sociedade organizada. Grandes filósofos impulsionaram com seus pensamentos o conhecimento humano. O homem era dependente da natureza ate que a revolução industrial deu os primeiros passos que seguido pela mecanização produção de energia a ciência mudaram a ordem econômica do homem. A constituição do conhecimento humano se faz a cada fase da historia da humanidade que consequentemente causa busca permanente por respostas e soluções por métodos e técnicas que são absorvidos de ao longo de sua existência.
1.2. Do Senso Comum ao Conhecimento Cientifico.
As necessidades básicas de sobrevivência humana impulsionaram o desenvolvimento da capacidade de criativa do homem na busca de soluções para obstáculos que encontravam no seu dia a dia. Nos primordiais da civilização o conhecimento era passado de um para o outro por processo de imitação, intuitivo, espontâneo decorrente de tentativas e erros tornando-se referencias e acumulando conhecimento que antropólogos denominam de patrimônio cultural. Registra-se que em sociedade com elevado conhecimento cultural e cientifico o senso comum foi progressivamente modificado ao longo das gerações.
1.3. Conhecimento Cientifico
O conhecimento cientifico revela aspectos de realidade. Nas ciências, as ações de experiências e verificação são essenciais buscando se provar fundamentos. Partindo da observação teórica num fluxo constante entre experiência e teoria.
Biografias
FERNANDES, Ivoni de Souza, 2008 – Metodologia para Trabalhos Científicos.
Mini Aurélio século XX, o minidicionario da língua