O Surgimento do Islamismo
l Maomé nasceu em Meca e se dedicou ao comércio e teve contato com outros povos lRecebeu do deus Alá a missão de unificar o povo em torno de uma religião lO povo de Meca tem uma grande resistência à nova religião, que acarreta na perseguição e fuga de Maomé para a cidade de Yatreb (Medina) : Hégira (Ano 622)
A religião islâmica, também conhecida como muçulmana ou islã, é uma religião monoteísta que surgiu no século VII na península arábica. O seu principal profeta é Maomé, o Deus todo poderoso é Alá e todos os ensinamentos estão contidos em um livro chamado alcorão.
O islamismo surgiu desde a criação do homem, diferente do cristianismo, onde o tempo começou a ser contado a partir do nascimento do seu principal profeta, Jesus Cristo. Adão, o primeiro homem na Terra, é um dos profetas do islã e Maomé o último.
Um dos pontos fortes do islamismo é que a religião é vista como um modo de vida que se relaciona com todos os aspectos da vida humana, como a sociedade, a política, as finanças e os militares.
A civilização árabe-islâmica surgiu e espalhou-se a partir da Península Arábica. Cerca de 80% de seu território é constituído por desertos. Na região que margeia o Mar Vermelho as terras são férteis, favoráveis ao desenvolvimento da agricultura.
Viviam na região diversos povos, organizados em tribos ou clãs, e não possuíam unidade política.
Até o século VI, ligavam-se por laços de parentesco e por elementos culturais comuns. Falavam o mesmo idioma, com apenas algumas variações lingüísticas. Eram politeístas e cada tribo possuía suas próprias divindades. Porém, existia um elemento religioso comum, a Caaba, um templo de forma cúbica, na cidade de Meca, onde ficavam muitos ídolos tribais, em especial a Pedra Negra, que era adorada por toda a população. Segundo a crença geral, essa pedra havia sido trazida pelo anjo Gabriel e era originalmente branca, mas tornou-se negra por causa dos pecados dos homens.
As constantes