O surgimento da lógica
Objetivos de Aprendizagem
Ao final desta unidade, você será capaz de:
• Definir o conceito de lógica; • Entender, relacionar e citar as características entre a dialética platônica e a lógica aristotélica.
[pic]
Fonte: http://guilhermegaiao.blogspot.com.br/2012/02/logica-e-logico.html
Platão propôs à dialética, o diálogo para superar as opiniões contrárias. Mas, Aristóteles segue um caminho diferente, dizendo que a dialética apenas não bastaria, era necessário conhecer as formas de raciocínios, as normas que os regem. A dialética platônica é o exercício direto do pensamento e da linguagem, um modo de pensar que opera com os conteúdos do pensamento e do discurso. A lógica aristotélica é um instrumento que antecede o exercício do pensamento e da linguagem, oferecendo-lhes meios para realizar o conhecimento e o discurso. Para Platão, a dialética é um modo de conhecer, já para Aristóteles, a lógica (ou analítica) é um instrumento para o conhecer. Ou seja, a dialética platônica é uma atividade intelectual destinada a trabalhar contrários e contradições para superá-los, chegando à identidade da essência ou da ideia imutável. Depurando e purificando as opiniões contrárias, a dialética platônica chega à verdade do que é idêntico e o mesmo para todas as inteligências, enquanto a lógica aristotélica oferece procedimentos que devem ser empregados naqueles raciocínios que se referem a todas as coisas das quais possamos ter um conhecimento universal e necessário, e seu ponto de partida não são opiniões contrárias, mas princípios, regras e leis necessárias e universais do pensamento.
-----------------------
ATIVIDADE:
Desde a antiguidade os filósofos se preocupam com a maneira que funciona o cérebro e o raciocínio do ser humano. A proposta de Platão era “a dialética (diálogo ou conversa em que os envolvidos pudessem, através de discussões, chegar à mesma ideia ou pensamento)