Por que os pensamentos miticos passou a ser insatisfatorio?
Exercícios do Texto
1) O que era o mítico? Dê um exemplo:
Baseava a lógica na ambivalência. Ex.: Uma pessoa doente era vista como castigada por Deus.
2) Que acontecimentos influenciaram o nascimento da filosofia?
Surgimento e organização da Polis (cidade- estado); revolução provocada pelo surgimento da moeda (desenvolvimento da economia); surgimento da lei escrita (documentação histórica); Desmistificação do mundo através das viagens marítimas.
3) Qual foi o primeiro filósofo pré- socrático?
Tales de Mitelo.
4) Como se deu a passagem do pensamento mítico para o pensamento filosófico?
Não foi bruscamente, deu- se de forma progressiva, pois durante muito tempo os primeiros filósofos gregos compartilharam de diversas crenças míticas, enquanto desenvolviam o conhecimento racional que caracterizava a filosofia.
5) Quem eram os pensadores pré- socráticos ?
Eram filósofos quem mantiveram algumas características do pensamento mítico ao mesmo tempo que desenvolviam o pensamento filosófico científico.
Postado por Fire Sophy às 19:25 Um comentário:
Questionário
1) Aponte as principais características do pensamento mítico:
A lógica do mito repousa em ambivalência; Crenças e lendas que, de modo simbólico, fornecem explicações para a realidade; Relatos maravilhosos (explicações fantásticas narradas); Natureza e sociedade estão confundidas; Tradição dogmática (relatos passados de gerações para gerações e ditos como verdades inquestionáveis).
2) Contraste as características do pensamento mítico com as do pensamento filosófico científico:
No pensamento mítico a lógica repousa em ambivalência e no filosófico a lógica se rompe da ambivalência; o pensamento mítico possui relatos maravilhosos, explicações maravilhosas. E o filosófico as explicações são baseadas na razão; no pensamento mítico os relatos são passados de gerações pra gerações e são ditos como verdades inquestionáveis. No filosófico existem várias