Escabiose - material educativo
A escabiose humana, conhecida como sarna, é uma parasitose da pele causada por um ácaro. Os ácaros escavam túneis debaixo da pele formando pequenas lesões e lá eles vivem e depositam seus ovos o que causa intenso prurido (coceira). Os locais mais comuns de se verificar essas lesões são regiões entre os dedos, punhos (face anterior), axilas, região peri-umbilical, sulco inter-glúteo, órgãos genitais externos nos homens. Em crianças e idosos, podem também ocorrer no couro cabeludo, nas palmas e plantas. O prurido é intenso e, caracteristicamente, maior durante a noite, por ser o período de reprodução e deposição de ovos.
Como é transmitida?
Ela é transmitida principalmente através de contato pessoal íntimo e menos frequente no contato com objetos infestados (vestimenta, toalhas e roupas de cama).
ATENÇÃO: A forte coceira provocada pela sarna piora mais a noite. O ato de coçar a pela com unhas sujas pode causar infecções secundárias na pele piorando ainda mais a situação. Então EVITE coçar os locais com sarna, para não leva-la para outras partes do corpo, através das unhas e das pontas dos dedos.
Quais são as medidas de controle?
Primeiro deve-se tratar o doente então lavar as roupas de banho e de cama com água quente (pelo menos a 55°C). Deve procurar outros casos na família do doente já que a escabiose raramente vem como caso isolado. Deve afastar o individuo da escola ou trabalho até 24 horas após o término do tratamento.
E como prevenir a Escabiose?
Pode-se prevenir tendo uma boa higiene corporal diária e percebendo coceira procurar atendimento médico o mais rápido possível para evitar a transmissão.
E o tratamento como é?
Ele é composto por escabicidas na forma de comprimidos ou cremes. Os comprimidos são prescritos de acordo com o peso do paciente. A dose pode ser repetida após uma semana. Já os cremes devem ser