O surgimento da Lógica
Resumo: Este trabalho visa descrever sucintamente o processo histórico do surgimento da lógica, apresentando os processos que consistem numa exposição de categorias progressivas, que vão desde os pensamentos dos primeiros filósofos a tratar sobre o tema na Grécia antiga, passando pela idade média; meados do séc. XIX, com a lógica matemática e a lógica simbólica, chegando por fim aos dias de hoje, na Lógica Moderna.
Palavras-chave: Lógica, Processo Histórico, Filósofos.
Introdução
A lógica é uma ciência que tem o objetivo de determinar o conhecimento da verdade. Estuda conceitos e raciocínios procurando a formulação de raciocínios coerentes, demonstrar a validade ou ambiguidade, o duplo sentido e a falta de definições precisas, a fim de eliminar probabilidades de erro.
Está ligada à filosofia desde a sua origem. Embora antes dela, os filósofos já investigassem o que distingue os argumentos bons dos maus, filósofos como Aristóteles, geralmente considerado o fundador da lógica e depois dele muitos dos grandes lógicos foram também importantes filósofos. Mesmo nos nossos dias, em que a lógica é cada vez mais uma ciência independente, há ainda muitos filósofos cujo trabalho de uma maneira ou outra estão diretamente ligados a ela.
A lógica nasceu na antiguidade e foi se desenvolvendo até atingir sua maturidade no século XIX, aplicando-se assim uma análise de teorias no domínio da ciência e da filosofia, como de outras inúmeras áreas.
Pré-História da Lógica
O raciocínio lógico tem sido empregado em todos os períodos da história humana. No entanto, a lógica estuda os princípios de raciocínio válido, inferência e demonstração. Assim é provável que a ideia de demonstrar uma conclusão surgiu pela primeira vez em conexão com a geometria, que originalmente significava o mesmo que "a medição da terra”. Em particular, os antigos egípcios tinham descoberto verdades da geometria, como a fórmula para o