o surgimento da escrita
A humanidade sempre dependeu de se comunicar para poder sobreviver melhor, transmitir os conhecimentos acumulados sempre foi algo muito importante.
Contudo, nem sempre os homens dispuseram de sistemas bem organizados para fazer essas coisas. A mímica e a imitação possivelmente foram as primeiras formas de ensinar e comunicar.
Antes mesmo de constituir a linguagem falada os homens começaram a se comunicar através de desenhos e pinturas
E são as chamadas pinturas rupestres os primeiros registros desse tipo de comunicação.
De diferentes formas os homens sempre tentaram deixar suas marcas pelas terras onde viveram.
Além das marcas produzidas pelo decalque de suas mãos os homens da pré-história também desenhavam, com muita habilidade, as coisas que os cercavam.
De diferentes formas os homens foram tornando o registro visual mais complexo e ele se torna uma das primeiras formas de narrativa registrada. As atividades diárias e as de maior interesse começam a aparecer nos registros mais complexos do final da pré-história.
As primeiras formas de escrita eram simples, com poucos signos e feitas sobre superfícies como argila, pedra ou madeira.
Placa de argila com escrita cuneiforme
Registro escrito sobre pedra do
Código de Hamurabi
Dos primeiros registros mais simples as escritas evoluíram para formas mais complexas, onde cada idéia era representada por um signo, são as chamadas escritas ideográficas. Os hieróglifos egípcios são um exemplo desse tipo de escrita.
Hieróglifos esculpidos sobre pedra e sobre papiro O surgimento de escritas baseadas nos sons que emitimos ao falar foi o grande avanço que permitiu um sistema mais fácil para a leitura e o registro dos fatos.
Decifrar a escrita egípcia foi algo impossível durante anos, até que fosse encontrada a Pedra de Rosetta, onde o mesmo texto estava registrado em