O surgimento da educação no brasil
Iniciado em 1889, o sistema republicano, no Brasil, é relativamente novo. Embora existissem instituições destinadas à infância no sistema anterior, a Monarquia, somente com a na República é que essas instituições cresceram em número.
Antes disso, o que se verificava mais constantemente eram tentativas de proteger a infância, fosse por motivação política, econômica ou religiosa e, nesse caso,predominava a ação caritativa relacionada à criança desamparada.
A partir de 1880, já se falava com mais freqüência em jardins-de-infância e alguns textos de grande repercussão, como uma lei de 1879, assinada por Leôncio de Carvalho, ministro do Império, ou um parecer assinado pelo jurista Rui Barbosa, em 1882, indicavam claramente a necessidade da oferta de educação infantil por parte do Estado.
A creche é uma instituição do Brasil República. Moysés Kuhlmann Jr., pesquisador brasileiro, relata que a primeira creche surgiu ao lado da fábrica de tecidos Corcovado, em 1899, no Rio de Janeiro.
Naquele mesmo ano, o Instituto de Proteção e Assistência à Infância do Rio de Janeiro deu início a uma rede assistencial que se espalhou por muitos lugares do Brasil.
Cabe ressaltar que, no Instituto de Proteção e Assistência à Infância, atuaram dois médicos, pai e filho, Carlos Arthur Moncorvo e Carlos Arthur Moncorvo Filho. O trabalho deles chamou a atenção para a chamada pediatria científica no Brasil. Isso significou, naquele momento, que a medicina detinha conhecimentos considerados adequados à aplicação nas instituições de educação e assistência à infância.
Quando, em 1919, Moncorvo Filho fundou o Departamento da Criança no Brasil, espalhou-se a idéia de que a assistência poderia ser também científica e, com isso, resolver problemas ligados à pobreza com base no conjunto de conhecimentos mais adiantados que circulavam naquele contexto. Na verdade, o que se viu foi a utilização dos argumentos médicos e psicológicos de uma forma