O sujeito moral
Sua tarefa será unir-se a outro colega para fazer um levantamento de elementos deste texto que nos permitem caracterizá-lo como um “texto oral” ou, em outras palavras, como um texto que não pertence à modalidade escrita formal. Escreva tudo o que conseguir detectar, pois esse passo será importante para a próxima etapa.
Levantados os traços de língua falada (também chamados de “marcas de oralidade”), elimine-os para, depois, reescrever o texto, de acordo com o que se considera uma boa escrita, apropriada a situações formais.
Em outra folha, passe a limpo o texto e identifique a dupla que o produziu. A atividade deve ser entregue até o final da aula impreterivelmente.
Eh... eu vou falar sobre minha família... sobre os meus pais... o que eu acho deles... como eles me tratam...bem... eu tenho uma família... pequena... ela é composta pelo meu pai... pela minha mãe... pelo meu irmão... eu tenho um irmão pequeno de ... 10 anos... eh... o meu irmão não influencia em nada... a minha mãe é uma pessoa superlegal... sabe? ela... é uma pessoa que conversa comigo... é minha amiga... ela... me amostra sempre a realidade da vida... ela nunca... ela nunca... esconde nada de mim... né? tenta ver o melhor pra mim... me amostra a vida como ela é... entendeu? o meu pai não... o meu pai já é uma pessoa muito fechada... e triste... porque a juventude dele dele... a criação dele... foi uma coisa... foi uma coisa/como é que eu vou dizer? eh... ele foi criado/os pais dele por um clima de ... autoritarismo... entendeu? meu avô era autoritário... ele não via a justiça... sabe? ele foi criado no Norte... no interior... então aque/ as pessoas do interior geralmente têm uma mente fechada... entendeu? são uma pessoa tipo... entre aspas... ignorantes... né? entendeu? então é isso que