O sucesso das cadeia de suprimentos
As parcerias nos permitem aumentar a competitividade de nossas empresas, sem renunciar ao controle da mesma, com uma grande versatilidade, ao colaborar só naquelas áreas que desejamos reforçar, mantendo a independência nas demais.
Uma das maneiras mais produtivas e uma palavra que está no vocabulário empresarial dos últimos tempos é parceria. Mas, o que significa parceria?
Para identificação nesse artigo e de uma maneira breve, uma parceria é uma estratégia de aliar-se a uma cooperativa entre empresas, com o objetivo de que as mesmas obtenham posições mais vantajosas à hora de competir no mercado interno ou externo. Tudo isso sem perder o controle acionário de sua empresa.
Mas, ao invés do que pensam muitas pessoas, a parceria não está só reservada às grandes empresas, aliás, deveria ser uma prática mais generalizada entre nossas micros e pequenas empresas, e sem dúvida, são as que mais podem aproveitar as vantagens que esse tipo de parceria pode oferecer, já que lhes permite, sem necessidade de grandes investimentos, aumentar sua participação no mercado, melhorar seu conhecimento e tecnologia, ou inclusive penetrar em mercados internacionais.
Na hora de aliar-se com outras empresas, é preferível que essa parceria seja feita com empresas que cultivem a mesma cultura empresarial, e que exista uma complementação das atividades de cada empresa, com o mesmo propósito de atingir os objetivos propostos.
Outro aspecto que se deve ter em conta é que cada um dos sócios, saia beneficiado na mesma medida aos aportes que realize na aliança ou o risco que lhe cabe na operação.
Mas como obter sucesso em uma parceria empresarial?
As respostas podem parecer lógicas, mas trata-se apenas de uma ponderação