Custo logistico
Pode-se identificar um numero crescente de organizações que a logística e a gestão de cadeia de suprimento, são princípios variáveis estratégicos.
Empresas como a Xerox, Dele, Nokia, Zara e 3 M investem no desenvolvimento da capacidade de reação ligistica, não a duvida sobre o papel que a logística e a gestão da cadeia de suprimentos para o sucesso.
A AMR research, produz um ranking anual das 25 melhores cadeias de suprimento e foi identificado, a necessidade de novos modelos de empresas.
Com base em uma analise das empresas lideres na pesquisa, tem 6 caracteristica fortes existentes nestas empresas.
FOCO DE FORA PARA DENTRO
INOVAÇÃO INCORPORADA
CADEIA ESTENDIDA DE SUPRIMENTOS
MÉTRICA EQUILIBRADA
ATITUDE
TALENTO DE CADEIA DE SUPRIMENTOS.
O novo paradigma organizacional, torna-se evidente que alcanças o sucesso em toda as áreas,exige mudanças dentro da empresa.
Os princípios básicos que tradicionalmente orientaram as empresas, é necessário mudanças, a maioria de nós trabalha em organizações que são definidas hierárquicas, vertical e funcionalmente.
Empresas individuais não mais competem com entidades autônomas, mas com cadeias de suprimentos “concorrencia entre redes”, os prêmios vão para quem pode se estruturar, coordenar e gerenciar melhor os relacionamentos com seus parceiros em uma rede comprometida a entregar valor superior ao cliente final.
A gestão da cadeia de suprimentos está preocupada em alcançar uma maior satisfação econômica das necessidades do cliente final pela integração de processos de comprador\fornecedor.
No passado, era mais freqüente que as organizações fossem estruturadas e gerenciadas com base na otimização de suas próprias operações, sem considerar a maneira pela qual interagiam com os fornecedores ou, de fato, com os clientes. O modelo de empresas foi essencialmente “transacional”, significando que os produtos e serviços eram comprados e vendidos em condições de plena concorrência,