O solo
A função do solo é servir de substrato para as raízes dos vegetais se fixarem e também para abrigar animais subterrâneos. Além disso o solo abriga uma enorme quantidade de bactérias. Solo é uma mistura heterogênea com 6 constituintes. Os seis constituintes do solo são: Areia, Argila, Sais minerais, Húmus, Ar e Água.
• Absorver e liberar nutrientes e outros compostos químicos;
• Reter e liberar água para as plantas, rios e lençol freático;
• Promover e sustentar o crescimento radicular;
• Propiciar habitat favorável aos organismos;
• Responder ao manejo e resistir à degradação;
• Armazenar e deixar fluir calor e gases.
Fases do Solo
Das três fases do solo, sólida, líquida e gasosa, as duas últimas são complementares, isto é, a máxima presença de uma implica na ausência da outra. Sempre a porção do espaço poroso não ocupada pela fase líquida será complementada pela fase gasosa. Portanto, a fase líquida pode estar presente nos poros do solo completa ou parcialmente. No primeiro caso, o solo é dito saturado e, no segundo, não saturado.
A fase sólida do solo é composta basicamente de duas frações, uma orgânica (matéria orgânica do solo) e outra inorgânica (argila). A fração orgânica é transformada em húmus pela ação dos microorganismos existentes no solo, liberando neste processo os minerais que, juntamente com a fração inorgânica, quando dissolvidos em água, formam a solução do solo, constituindo assim a fonte de nutrientes minerais para as plantas (Figura).
A composição da solução do solo sofre pouca alteração porque o solo apresenta uma capacidade continua de reposição dos nutrientes a partir dos processos de mineralização e decomposição dos componentes inorgânicos e orgânicos, respectivamente.
A matéria orgânica do solo inclui uma grande variedade de substâncias, incluindo seres vivos (organismos do solo) que representam cerca de 5% da matéria orgânica total, tecidos mortos vegetais e animais em vários estádios