O sol nao nasce ao Leste
O sol não nasce sempre no mesmo lugar. Ilustração: Barbara Mello
Em seis meses o sol percorre (o movimento do sol é aparente, na verdade é a Terra que se move) toda a extensão da faixa. Algumas vezes, passa pelo centro, então o fenômeno é chamado de equinócio, e em outras, pelas extremidades, e aí dizemos que ocorre um solstício. Depois deste período, como um pêndulo, o sol retorna fazendo o caminho inverso e, assim, após um ano, ele terá passado duas vezes por cada ponto da faixa.
Somente duas vezes no ano, no início do outono e início da primavera, quando o sol nasce no centro da faixa é que podemos tomar por verdadeira a afirmação de que o sol nasce no ponto cardeal Leste e se põe no Oeste. Se for este o caso, basta alinhar o seu braço direito com o lado do nascente ou o braço esquerdo com o lado do poente que à frente você terá o Norte e atrás o Sul.
Mas, você deve estar então se perguntando se é somente nos equinócios que podemos nos orientar pelo sol. A resposta é não e, com certeza, os viajantes perdidos agradecem! Usando uma vareta
Ilustração: Barbara Mello
Começou a experiência, isso deve ocorrer entre uma e duas horas da tarde. Feito isso, trace uma linha que passe exatamente no meio desses dois pontos. Esta será a Linha
Meridiana que indica a direção norte-sul.
Mas ainda falta saber para que lado fica o norte e para que lado fica o sul, não é mesmo? Posicionado na direção da Linha Meridiana, estenda o seu braço direito para o lado da circunferência em que você marcou a sombra da tarde, que corresponde ao leste. Assim, à sua frente estará o Norte, à esquerda o oeste, e atrás o Sul.
Fonte:
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=801&sid=3