Ciclos da lua
À medida que a Lua viaja ao redor da Terra ao longo do mês, ela passa por um ciclo de fases, durante o qual sua forma parece variar gradualmente. O ciclo completa dura aproximadamente 29,5 dias. Esse fenômeno é bem compreendido desde a Antiguidade. Acredita-se que o grego Anaxágoras já conhecia sua causa, e Aristóteles registrou a explicação correta do fenômeno: as fases da Lua resultam do fato de que ela não é um corpo luminoso, e sim um corpo iluminado pela luz do Sol.
Os ciclos da Lua e a interferência deles na Terra
A face iluminada da Lua é aquela que está voltada para o Sol. A fase da lua representa o quanto dessa face iluminada pelo Sol está voltado também para a Terra. Durante metade do ciclo essa porção está aumentando e durante a outra metade ela está diminuindo Tradicionalmente apenas as quatro fases mais características do ciclo - Lua Nova, Quarto crescente Lua Cheia e Quarto minguante - recebem nomes, mas a porção que vemos iluminada da Lua, que é a sua fase, varia de dia para dia.
Lua Nova:
• Lua e Sol, vistos da Terra, estão na mesma direção.
• A Lua nasce 6h e se põe 18h.
A Lua Nova acontece quando a face visível da Lua não recebe luz do Sol, pois os dois astros estão na mesma direção. Nessa fase, a Lua está no céu durante o dia, nascendo e se pondo aproximadamente junto com o Sol. Durante os dias subsequentes, a Lua vai ficando cada vez mais a leste do Sol e, portanto, a face visível vai ficando crescentemente mais iluminada a partir da borda que aponta para o oeste, até que aproximadamente 1 semana depois temos o Quarto crescente, com 50% da face iluminada.
Lua Quarto crescente:
• Lua e Sol, vistos da Terra, estão separados de 90°.
• A Lua está a leste do Sol e, portanto, sua parte iluminada tem a convexidade para o oeste.
• A Lua nasce meio-dia e se põe meia-noite
A Lua tem a forma de um semicírculo com a parte convexa voltada para o oeste. Lua e Sol, vistos da Terra, estão separados de aproximadamente