O Socialismo Cristão Europeu
Rerum Novarum e as condições sociais dos trabalhadores no século XIX.
Colégio Franciscano Sagrado Coração de Jesus.
Cabo Frio, 03 de Junho de 2013.
Professor: Luiz Cotias.
Grupo: Andressa Santana, Gabriela Piccoli, Larissa Scherer e Talita Porto.
Turma: 3002
Introdução
A partir do século XIX, uma nova ideologia passou a influenciar o modo de pensamento do operariado, essa nova onda de pensamentos desencadeou em certos movimentos operários que marcaram o modo de pensar dos trabalhadores, trazendo uma visão política contrária a diversos pressupostos que explicavam o sistema capitalista.
Com esse novo pensamento e diversos movimentos iniciados no século XIX, o bispo da igreja católica criou a Encíclica Rerum Novarum, que ressaltava e discutia as condições dos operários, no final do século XIX. Podemos notar consequências significativas como uma abertura maior de visão da Igreja Católica e o mundo moderno.
Paralelo aos fatos, ocorreu também no mesmo século a Revolução Industrial, fato histórico que marcou o século. A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Em muitas regiões da Europa, os trabalhadores se organizaram para lutar por melhores condições de trabalho. Os empregados das fábricas formaram as trade unions (espécie de sindicato) com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos empregados. Houve também movimentos mais violentos como, por exemplo, o ludismo e cartismo.
Rerum Novarum
Significado da Rerum Novarum : sobre a condição dos operários (em latim Rerum Novarum significa "Das Coisas Novas") é uma encíclica escrita pelo Papa Leão XIII a 15 de Maio de 1891. Era uma carta aberta a todos os bispos, debatendo as condições das classes trabalhadoras. Wilhelm Emmanuel von Ketteler e Edward Manning tiveram grande influência na sua composição.
A