Reflexão escrita sobre o livro de Rubem Alves, A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir, articulando com as abordagens pedagógicas
Para entender melhor o livro relacionaremos com as seguintes abordagens:
Abordagem Sócio-Cultural
Segundo Paulo Freire esta abordagem esta ligada com a relação homem e sociedade onde o individuo é parte importante no processo de educação, á uma forte interação entre o homem e o mundo, o homem e o objeto e que de acordo com o contexto em que vive cria condições para o conhecimento, não ah como vivenciar algo se não houver interação com o outro criando-se a conscientização, sendo elas:
- consciência intransitiva: Tem conhecimento apenas de suas necessidades biológicas, pensa nas coisas ao seu redor superficialmente, sem se aprofundar no porque da existência de cada objeto. Não havendo condições de entender claramente as respostas para os problemas que a vida traz.
- consciência transitiva ingênua: gregarismo (massificação), influenciado pelo senso comum não levando em consideração as hipóteses, sem saber se ele é verídico ou não. O indivíduo considera o presente inferior, mas se opõe a qualquer mudança que leve a melhores experiências de vida.
- consciência transitiva: possui uma consciência crítica, não acredita em algo sem ter seu próprio conhecimento, analisando profundamente os fatos. Este indivíduo habitua-se facilmente as mudanças sociais que levam a melhores condições de vida, diferente da consciência transitiva ingênua.
Abordagem Construtivista