O sistema prisional brasileiro e a ressocialização dos presos.
1.1 TITULO
A ressocialização do ex-presidiário.
1.2 ALUNO
Bruna.
1.3 PROFESSOR ORIENTADOR
Prof. Sérgio
1.4 PRODUTO FINAL PRETENDIDO
Trabalho de conclusão de curso.
1.5 DURAÇÃO
O Trabalho terá inicio em Dezembro de 2013 e será entregue no 1º semestre de 2013.
1.6 INSTITUIÇÃO ENVOLVIDA
Universidade Nove de Julho – UNINOVE.
2. OBJETO
2.1 TEMA
O tema abordado ao longo do presente trabalho de conclusão de curso é “A ressocialização do ex-presidiário”, assunto esse que como oportunidade acadêmica é sem duvida, de suma importância.
2.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
O presente trabalho se limita a analisar como grande parte do sistema prisional vem contribuindo para a reincidência do egresso no mundo do crime, ressaltando também, um programa de ressocialização adequado, oferecendo oportunidade de capacitação profissional e educação ao apenado. Uma iniciativa eficaz no combate a reincidência.
2.3 PROBLEMA
Atualmente, cada vez mais vem se acirrando uma preocupação em estabelecer garantias específicas em torno dos direitos do apenado. Varias tem sido as tentativas e propostas apresentadas em busca de uma solução que traga mudanças consistentes no quadro atual, onde os presídios estão servindo de “escola do crime” e os apenados muitas vezes, devido a abusos sofridos, saem do cárcere piores do que entraram.
Dessa forma, se faz necessário ressaltar aqui a pergunta que norteará a presente pesquisa: Oferecer ao segregado tratamento que vise reintegrá-lo à sociedade de forma eficaz, pode contribuir para que ele não reincida no crime?
2.4 HIPOTESE
Atualmente, verifica-se que dentro do ambiente prisional, é comum ocorrerem abusos que ferem a integridade física e a dignidade humana do apenado, o que pode contribuir diretamente para a sua evidente perda de condição de conviver normalmente em sociedade.
Outro fato importante, é que é necessário também oferecer oportunidades para o