O sistema excretor
Essas susbtâncias nocivas ao corpo e que são liberadas no ambiente são chamadas de excretas. Desse modo é mantido o equilíbrio no corpo, chamado de homeostase.
Ao contrário do que muita gente pensa, as fezes não são excretas, são apenas fezes, ou seja, restos não aproveitáveis da digestão. Dentro do grupo das excretas temos basicamente o suor e a urína.
Sobre o suor e as glândulas sudoríparas eu vou falar mais pra frente. Vamos primeiro aos rins.
Nós temos dois rins, com aparência de feijões. Eles vão filtrar o sangue e produzir a urina, um composto rico em ácido urico e uréia, além de outras substâncias diluídas em água, é claro. Essas susbtâncias vão sair do rim e chegar à bexiga, através dos ureteres (um pra cada rim). A bexiga é um local de armazenamento, se não fosse ela, teriamos que viver no banheiro, porque a produção de urina é constante.
Da bexiga, sai um canal (tanto no homem quanto na mulher) que leva a urina pra fora do corpo. É a uretra.
Voltando ao rim, o sangue entra nele pela artéria renal e sai pela veia renal.
Como você pode ver na figura ao lado, o rim é composto por uma camada mais externa, o chamado córtex renal e uma mais interna, a medula renal.
A filtragem acontece no córtex, ou melhor, na unidade funcional do rim, que está presente no córtex e que se chama... tã, tã, tã, tã... néfron. Cada rim (são dois) possui mais de 1 milhão de néfrons!
O Néfron[pic]
O néfron é um longo tubo cheio de voltas. No início dele podemos observar uma estrutura chamada de cápsula de Bowmann. Apesar do nome complicado, ela é muito importante, pois é nela que vai acontecer a retirada de água e substâncias do sangue. Até as boas? Sim, todas as substâncias que são