O sistema escolar brasileiro
Lalande da uma definição mais fácil e compreensível de sistema ele define como “conjunto de elementos, materiais ou não, que dependem reciprocamente uns dos outros, de maneira a formar um todo organizado”.
Segundo Drew Silva (2006), existe dois tipos de sistema o sistema aberto e o sistema fechado. O sistema aberto é “sistema que recebe energia exterior e devolve energia, já o fechado é a energia dentro do sistema”.
Na educação existe uma relação de sistemas: Sistema educacional, sistema educacional formal, sistema educacional não formal, sistema educacional informal, sistema de ensino e sistema escolar.
Sistema educacional: é mais amplo abrange os processos de ensinar e aprender.
Sistema educacional formal: é o construído dentro de uma instituição reconhecida como escola é obrigatoriamente sistematizado, o corpo normativo de sustentação é a LDBEN.
Sistema educacional não formal: é vinculado as demais instituições socialmente reconhecidas, o processo de aprendizagem se estrutura conforme cada instituição e dispensa a mesma sistematização do sistema formal.
Sistema educacional informal: estruturado basicamente nas relações interpessoais travadas no cotidiano de cada individuo, relacionado á coisas que o homem faz e acontecimentos diários.
Sistema de ensino: são as diferentes modalidades e níveis que o aluno percorre no sistema educacional formal, tem níveis e séries diferentes.
Sistema escolar: é o sistema aberto, a sociedade insere alguns elementos tais como, objetivos, conteúdo cultural, recursos humanos, recursos financeiros, alunos. Referente á objetivos dizemos que é o que expressa os anseios e tradições da sociedade, conteúdo cultural é o que diz respeito da historia, desenvolvimento tecnológico social, recursos humanos está para “seleção pessoal’, os financeiros para tendências de crescimento dos orçamentos públicos e particulares e por fim os alunos. Existe ainda a busca pela melhoria do nível de cultura da população,