O sistema de saúde Norte Americano
Os Estados Unidos tem o pior sistema de saúde entre onze países desenvolvidos, como apontou o relatório da Commonwealth Fund. Essa foi a quinta vez que os americanos ficam em último no ranking produzido pela pesquisa que leva em consideração: qualidade de atendimento, acesso à médicos e equidade de acesso em todo o país, os EUA não possuem um sistema de saúde com cobertura universal, cada cidadão deve adquirir seu seguro-saúde que é oferecido por empresas particulares, o governo só fornece cobertura gratuita a pequenos grupos específicos da população e devido aos altos preços das apólices, entre outras dificuldades, milhões de americanos não conseguem adquirir seu seguro-saúde ficando numa situação de "sub-segurados".
Neste trabalho abordaremos os principais aspectos do sistema de saúde americano apresentando seus pontos polêmicos e os novos desafios que o governo enfrenta pra melhorar e incluir mais pessoas no sistema. Tentaremos compreender como mesmo gastando quase 17% do seu PIB os Estados Unidos podem manter resultados pífios comparados a outros países desenvolvidos. Apresentaremos também um comparativo com o sistema de saúde Norte Americano e o atual sistema de saúde Brasileiro.
ASPECTOS GEOPOLÍTICOS DOS EUA
Estados Unidos da América Localizado na América do norte é composto por 50 estados e uma capital federal e esta espalhado por um território de aproximadamente 9 372 614 Km², de acordo com censo de 2012 a população foi estimada em aproximadamente 313,9 milhões de pessoas. Politicamente os Estados Unidos são uma república constitucional e uma democracia representativa. O PIB (produto interno bruto) de 2013 foi de aproximadamente US$ 16,799 trilhões o IDH (índice de desenvolvimento humano) foi de 0,914 5° do mundo. Os Estados Unidos estão na vanguarda de pesquisas e tecnologias, entre as vinte melhores universidades de 2013 dezessete são Américas. Além disso, o gasto com saúde chega 17% do PIB, quase o dobro dos países