filme
Se compararmos o sistema de saúde americano ao nosso SUS (Sistema Único de Saúde), veremos que o nosso sistemapúblico, mesmo com todas as falhas e defeitos, é mil vezes melhor do que o sistema de saúdo particular e caro existente nos EUA
O Filme Sicko se trata de uma critica ao sistema de saúde dos Estados Unidos, Ao contrário do que muitos pensam, o EUA não são uma potência no que se trata à respeito da saúde de seu povo, eles sequer possuem um sistema público de saúde, lá todos pagam caro por um sistema de saúde particular, que por sua vez se apresenta ineficaz e insuficiente, onde médicos tratam mal seus pacientes, que estão pagando caro por seus serviços, tudo em nome do capitalismo.
Milhões de pessoas que moram nos EUA não têm acesso a qualquer sistema de saúde e muitos estão morrendo sem assistência médica e sem condições para adquirir remédios. Essa situação é exemplificada através de um senhor costurando a própria perna, e outro que que perdeu as pontas dos dois dedos, mas só conseguiu pagar para implantar uma delas. Assim fica claro qual o valor que é dado à vida de um cidadão norte-americano. É apresentada também a história de um casal, que tinham uma vida normal, para os que vivem o sonho Americano, mas ele teve três infartos e ela foi acometida com um câncer. Os dois necessitavam de tratamento e remédios caros, então o seguro saúde os abandonou. As vidas dos cidadãos são vasculhadas por anos que antecedem a solicitação de inclusão neste sistema privado de saúde, se tiver sido acometido por alguma doença grave, mesmo estando curado, pode ser negada a assistência privada.