O Sistema de Saúde Brasileiro: História, Avanços e Desafios.
Resumo 1
O Sistema de Saúde Brasileiro: História, Avanços e Desafios.
O Brasil é um país de dimensões continentais e com amplas desigualdades regionais e sociais e o quinto pais mais populoso, sofreu uma reforma no processo dos últimos 40 anos, com a reforma sanitária que foi impulsionada pela sociedade civil, a criação do SUS que alavancou o cuidado com a saúde focado no processo de descentralização e participação social na qual amerita uma ampla reestruturação no financiamento e maior mobilização política.
Na década de 70 sob regime militar apresentou uns dos maiores crescimentos econômicos do mundo, mas as melhorias na qualidade de vida beneficiaram de forma desproporcional os setores mais privilegiados da população.
As 5 regiões geográficas do pais possuem diferentes condições econômicas, sociais, culturais e de saúde e amplas desigualdades internas.
Em 1986, a 8a Conferencia Nacional de Saúde aprovou o conceito da saúde como um direito do cidadão e delineou os fundamentos do SUS, com base no desenvolvimento de varias estratégias que permitiram a coordenação, a integração e a transferência de recursos entre as instituições de saúde federais, estaduais e municipais.
O Contexto do sistema de Saúde Brasileiro.
E constituído por uma variedade de organizações publicas e privadas, no século XX essas campanhas quase em moldes militares implementaram atividades de saúde publica, na qual gerou oposição que levou a revolta da vacina. O processo de tomada de decisão e a gestão do sistema eram realizados sem participação da sociedade e estavam centralizados em grandes burocracias, o que aumentou os anseios pela reforma no setor foram basicamente a crise no financiamento na previdência social e a recessão econômica de 80.
A Reforma no Setor Saúde Brasileiro.
Um amplo movimento social cresceu no pais, professores de saúde publica, pesquisadores da sociedade brasileira para o progresso da ciência engajaram nas lutas dos movimentos de base e dos