O sistema de Franshising
O Sistema Franquia teve origem na Idade Média, no auge do sistema feudal, uma cidade “franca” ou “franqueada”, era uma cidade que oferecia a livre circulação das pessoas e dos produtos que nela podiam transitar.
O verbo “franquear” significava então conceder um privilégio ou autorização mediante a cedência de uma serventia. Explicando melhor: os Soberanos ofereciam “Lettres de franchise” – cartas de franquia – às pessoas, mediante o pagamento de um certo valor financeiro, e concediam-lhes uma certa liberdade de trânsito ou de comercialização de produtos ou serviços, em detrimento da sua autoridade. É este pagamento que deu origem ao termo “royalties
O sistema de Franshising, em sua concepção atual, teve sua origem registrada no século XIX nos Estados Unidos da América mais precisamente no ano de 1862 quando a empresa de máquinas de constura Singer já concedia o direito de uso de sua marca e de comercialização de seus produtos para comerciantes independentes.
A partir do século XX após a Segunda Guerra Mundial teve seu desenvolvimento , com a abertura de diversos negócios por soldados americanos que voltaram para a suas casas sem experiência e sem emprego, porém com muita vontade de trabalhar e com necessidade de ganhar dinheiro
O sistema de franquia desenvolveu-se a partir de soluções encontradas por empresários, em resposta aos problemas que enfrentavam nos seus negócios, que vêm servindo de modelo para outros negócios. A evolução, portanto, vem acontecendo de forma natural, paralelamente à globalização dos negócios.
O sistema franchising vem evoluindo desde então, para a consolidação da relação entre franqueadores e franqueados.
.