Defini o de Franquia
Uma franquia é uma modalidade de negócio comercial que envolve a distribuição de produtos ou serviços, mediante condições estabelecidas em contrato, entre franqueador e franqueado. As franquias envolvem a concessão e transferência de:
MARCA
CONSULTORIA OPERACIONAL
TECNOLOGIA
PRODUTO OU SERVIÇO
No Brasil, as relações entre franqueados e franqueadores é legislada, dentre outras, pelas seguintes peças jurídicas: a legislação civil e comercial, a lei número 8.955 de 15/12/94, o código de auto-regulamentação da ABF (quando o franqueador for associado à ABF), a circular de oferta de franquia, o pré-contrato e o contrato firmado entre as partes. Compreender um pouco sobre essa relação é dever das partes para uma parceria de longo prazo.
Antes de optar por uma franquia, é fundamental que o empreendedor tenha uma visão geral dos aspectos que envolvem o negócio, para tomar as decisões corretas, evitando futuras decepções.
O franqueador é a empresa detentora da marca, que idealiza, formata e concede a franquia do negócio ao franqueado que é uma pessoa física ou jurídica, que adere à rede de franquias. O franqueado investe recursos em seu próprio negócio, o qual será operado com a marca do franqueador e de acordo com todos os padrões estabelecidos e supervisionados por ele.
A essência do franchising está na parceria. Por isso, o sistema tem alcançado elevados índices de êxito, medidos por taxas de sucesso das franquias nos mais diversos ramos de atividade. As franquias, de um modo geral, oferecem ao franqueado, vantagens e, em alguns casos, certos riscos.
Papel do franqueador
Definir e desenvolver o conceito de negócio que será franqueado;
Testar na prática este conceito, em uma ou mais “unidades-piloto” que, sempre que possível, devem ser instaladas, operadas e geridas pela própria empresa franqueadora;
Estabelecer as Normas, Processos, Políticas e Padrões a serem observados pelos franqueados, no que se refere à