O Sistema Carcerário Brasileiro
INSTITUTO EDUCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Brenda Luana da Silva
Glaucia de Sousa
Jaqueline M. Santos
Luciene Nascimento de Oliveira Silva
Neise de Sousa
Vânia Cordeiro Cavaca
O SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO
Birigui
2014
FACULDADE BIRIGUI
INSTITUTO EDUCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
CURSO SERVIÇO SOCIAL
O SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO
Trabalho apresentado à disciplina de introdução ao serviço social pelas alunas: Brenda Luana da Silva, Glaucia de Sousa, Jaqueline M. Santos, Luciene Nascimento de Oliveira Silva, Neise de Sousa, Vânia Cordeiro Cavaca.
Profª Roseli Rodrigues
Birigui
2014
Introdução
Nos últimos meses, vamos acompanhando com atenção, alguns episódios de violência dentro dos presídios. Junto com a violência vem também aumentando o numero de homicídios, onde ali deveria ser um ambiente de recuperação e ressocialização, que após o cumprir a sua pena. Voltaria integrar a sociedade de forma digna e honesta, Engana se, pois ali passam por torturas e má condições de vida. Pesquisas constatam que a situação carcerária é muito preocupante, pois aponta apontam excesso de presos em celas, a paredes sujas, os corredores escuros e também lixo em abundancia. Presos com doenças contagiosas tais como: o vírus da HIV, tuberculose, hepatite entre outras, há também a ausência de médicos. Enfim esses presos não têm uma situação funcional capaz de provocar uma mudança para ser um cidadão melhor, vivendo nessas condições.
Entrevista feita com um ex-agente penitenciário A.G.P.
O agente relata que exerceu o cargo há 11 anos em dois estados brasileiros, conta que as dificuldades que as categorias enfrentam são a desvalorização e o descaso por parte do estado e da sociedade. Não são reconhecidos, são mal remunerados, e as condições de trabalho são precárias, com tudo acaba ficando mais perigoso trabalhar. Diz também que com a demanda e com o crime organizado, os