Sustentabilidade
Há muito se sabe da importância da conservação dos recursos naturais, entretanto esta visão tornou-se uma preocupação global no século XX, quando a destruição do meio ambiente já se encontrava um tanto quanto agravada. A partir disso, surge o conceito de Sustentabilidade que proporciona o desenvolvimento da sociedade através de ações e medidas que conservem os ecossistemas e a biodiversidade, otimizando o uso dos mesmos.
Assim sendo, podemos definir o conceito de sustentabilidade como um modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaça as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades.
O uso do termo desenvolvimento sustentável difundiu-se rapidamente e incorporou-se ao vocabulário politicamente correto dos meios de comunicação de massa, mas na realidade ainda encontra grande dificuldade para desenvolver seu ideal, uma vez que, após o crescimento descontrolado de algumas metrópoles mundiais, encontramos uma grave situação socioambiental como a urbanização de áreas impróprias, poluição de rios e do ar.
O objetivo dos diversos grupos e ONGs ligadas ao ambiente é o de difundir cada vez mais a necessidade de que atitudes sustentáveis façam parte do cotidiano das pessoas, pois quanto maior for à consciência socioambiental, menores serão os danos causados ao ecossistema. A Consciência Socioambiental é fundamental na solução de problemas relacionados ao meio ambiente, já que governo e sociedade devem atuar em conjunto na busca de projetos alternativos que gerem desenvolvimento, emprego e renda, tudo sem agredir o meio ambiente.
Logo, o desenvolvimento sustentável é o único caminho viável para a criação de uma economia voltada para a qualidade de vida das pessoas e apesar dessa necessidade, a busca pelo equilíbrio entre produção e consumo ainda é um desafio a ser enfrentado nas próximas décadas.