O Sil Ncio Como Fonte De Inspira O Para O Artista
* Flavia Mara R.M.de Brito
Resumo O assunto principal abordado é sobre o silêncio, apresentando poemas, imagens, frases a respeito de como o silencio inspira um artista na sua criação, e como ele se faz presente em nossas vidas.
Palavras-chave: Silencio; inspiração; arte;
Há quem silencie apenas para escutar o outro, ao mesmo tempo em que escuta também a si mesmo. O silêncio é a ausência de som. No entanto, podemos diferenciar dois tipos: o silêncio como inexistência de som e o silêncio como forma de comunicação. O som é uma onda impossível de se propagar no vácuo. Em tempos em que tudo o barulho é parte da rotina enlouquecida, os meios de comunicação gritam notícias aos quatro cantos e os eletrônicos conseguem proezas inimagináveis, ter um minuto de silêncio pode ser precioso. Com essa temática e levantando questionamentos como "O silêncio é individual? Está na pintura ou nos olhos do apreciador?", que a escritora e artista Isabel Furniorganizou a exposição “Outros silêncios”, que acontecerá no Solar do Rosário, no dia 8 de julho. Além do lançamento do livro da autora ("... E outros silêncios"), o evento contará com a manifestação de 11 artistas que revelarão o "silêncio" das mais diferentes formas. "Para que cada visitante possa procurar sua verdadeira face, foram convidados artistas com olhares e técnicas diferentes. O silêncio não pode ser aprisionado a correntes, seja figurativa, abstrata, surrealista, cubista, nem outras. O silêncio é um mar interior e invade a tela quando o artista expressa algo que o impressiona e o faz mergulhar no mutismo", revela Furni.
A Voz Do Silêncio
Pior do que a voz que cala, é um silêncio que fala.
Simples, rápido! E quanta força!
Imediatamente me veio à cabeça situações em que o silêncio me disse verdades terríveis, pois você sabe, o silêncio não é dado a amenidades.
Um