Relat Rio N 2 Christina Cabral Mat
Licenciatura em Química
Relatório nº 2
1º semestre de 2015
Purificação do Cloreto de Sódio (NaCl)
Aluno(a): Christina Cabral Rieger de Menezes
Matrícula: 15114070162
Disciplina: Química I
Tutor/Professor: Ricardo Lavandier
Página 1
1. INTRODUÇÃO:
O NaCl é um composto iônico formado pelo íon positivo Na+ e o íon negativo Cl-.
Esse composto é conhecido como o nosso sal de cozinha, porém sua obtenção, na forma purificada, não é algo fácil de obter.
Em países tropicais, como é o nosso caso, a extração do sal é feita a partir da evaporação ou cristalização da água do mar. Essa água é represada formando o que chamamos de salinas, que nada mais é do que tanques rasos. Como essas bacias se localizam no litoral onde predominam ventos e temperaturas elevadas, isso favorece a evaporação. O sal comum se cristaliza antes dos outros sais dissolvidos na água e, daí, é separado através de separação mecânica ou artesanal. Em ambos os casos o sal produzido ainda contém alguns elementos presentes nos oceanos, como sais de magnésio, e este sal conhecemos como sal grosso. Já o sal de cozinha que conhecemos, este é bastante purificado e sofrem adições de alguns aditivos, como o iodo por exemplo (daí o nome sal iodado), o que é uma exigência legal pois o ser humano tem dificuldade de ingerir iodo na alimentação normal e este elemento ajuda a prevenir doenças da tireoide, entre outras.
A meta desta prática é realizar a purificação do NaCl partindo de uma solução de água e sal grosso triturado, onde este último possui impurezas como, por exemplo, o magnésio e o cálcio.
2. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS:
Balança
Estufa
Béquer
Pinça
Bastão de vidro
Gral de porcelana
Pistilo
Filtro de papel
Kitassato
Bomba de vácuo
Funil de Buchner
Pipeta
Pera
Tripé
Tela de amianto
Bico de Bunsen
Papel indicador de PH
3. REAGENTES UTILIZADOS:
Sal grosso
Água destilada
NaOH a 6 M
K2CO3 a 2 M
H2SO4
4. RESULTADO E DISCUSSÃO:
Pesamos 15 gramas de sal grosso triturado, acrescentamos 50