O SIGNIFICADO DA PALAVRA LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Cleusa Pacheco Teixeira
Monitora Elina Vieira Roussenq
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (NFD – 0361) – Trabalho de Graduação
14/02/2009
RESUMO
As atividades lúdicas de brincar e jogar fazem parte do processo do desenvolvimento da criança, tanto no que se refere a aprendizagem como ás interações sociais. Os meios que a criança utiliza para se divertir são os brinquedos, os jogos ou outros objetos que lhe trarão prazer. O prazer é a conseqüência de conseguir depositar ou buscar no objeto lúdico algo que pode ser novo ou mesmo aperfeiçoar o conhecimento já iniciado num momento anterior. O lúdico é constituído de momentos significativos que vão se intercalando gradativamente no desenvolvimento da criança.
Palavras-chave: Criança; Prazer; Conhecimento.
1 INTRODUÇÃO
O indivíduo se desenvolve num contexto histórico e cultural e, utilizando recursos do seu meio, cria situações para aventurar-se no mundo. Curioso, aos poucos desvenda o espaço que o cerca e, aproveitando as oportunidades, faz suas descobertas e encontra prazer naquilo que é novo.
Enquanto brinca, a criança desenvolve sua capacidade de integrar-se a pequenos grupos, aprende a conviver, assimila regras, entende o ganhar e o perder e passa a lidar, desde cedo, com suas próprias frustrações.
As atividades lúdicas acompanham o movimento da humanidade, guardando relação com o contexto histórico, social e cultural. De uma forma ou de outra, elas se fazem presentes, através do resgate do passado, do viver o presente ou através das suas possibilidades de intermediar o futuro.
Comparando os brinquedos de sua época com os encontrados em escavações arqueológicas escreve que “nas coleções reunidas por arqueólogos e conservadas nos museus não há um brinquedo que não tenha sua réplica num quarto de criança dos dias de hoje” (ELKONIN, 1998).
No levantamento de dados sobre a visão de lúdico de diferentes