Real Parceria Escola e familia
Estudo de Caso
Curso: Pedagogia, disciplina: Psicologia
A real parceria entre escola e família
Durante muitos anos experimentamos (ou observamos) pais culpando a escola e vice-versa diante de um problema apresentado por uma criança. Hoje, com todo o desenvolvimento dessa relação, a criança foi extremamente beneficiada. Talvez família e escola tenham percebido que juntas fazem a real diferença perante qualquer desafio.
A escola, com toda sua oferta de experiências, conhece a criança que convive nesse ambiente tão rico e a encontra na vivência diária de seu desenvolvimento cognitivo, relacional, afetivo e do seu caminhar rumo à autonomia. Já a família vive o enlace emocional, relacional, afetivo, de crescimento e troca, acompanhando todo esse movimento que a escola a convida a vivenciar.
Quando olhamos para a criança, nosso filho, nosso aluno, fica fácil sentir o amor e o carinho surgirem. Fica fácil perceber que todos seguem na mesma direção, a do crescimento, do amadurecimento e do amor. Nosso desafio juntos é descobrir por qual caminho cada criança precisa, pode e lhe fará bem caminhar. É nessa descoberta que mais precisamos desta escuta, desta troca. O que norteia é perceber qual postura realmente colabora com o desenvolvimento dessa criança. Digo isso pois, antigamente, o que acontecia eram pais defendendo seus filhos dos olhares que vinham da escola e vice-versa, escolas defendendo seus professores dos olhares das famílias.
Essa conversa entre escola e família sem defesa, sem ataque, sem julgamentos, nem culpados ou vilões é premissa indispensável para que o diálogo possa se concretizar. Poderemos realmente colocar a criança em primeiro lugar e fazermos os ajustes necessários. Não há ninguém certo e/ou errado. A família vê por um prisma e a escola/professora, analisa por outro. Uma dificuldade em casa ou uma situação que precise de cuidados pode aparecer na escola e não se manifestar em casa. E uma