“O show de truman” – teoria da sociedade do espetáculo
Centro de Ensino Superior Norte – RS – CESNORS
Comunicação Social – Jornalismo
Matéria: Sociologia da Comunicação
Acadêmica: Laura Alpi Coutinho
“O SHOW DE TRUMAN” – TEORIA DA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO
Observar, essa simples ação nos permite perceber não só a interferência como sobretudo a influência dos meios de comunicação na rotina das pessoas. Essa possível presença do espetáculo na vida dos consumidores da grande produção midiática foi objeto de estudo do francês Guy Debord, que dedicou um trabalho inteiro para identificar a Teoria da Sociedade do Espetáculo.
Teoria representada no filme “O Show de Truman”, o que nos permitiu visualizar na “prática” essa influência, ou seja, na sociedade fictícia do filme e assim nos fazer refletir: a nossa sociedade contemporânea é uma consumidora de espetáculos?
O consumo do espetáculo é o momento em que a massa prefere vivenciar e acreditar em uma ilusão promovida pelas imagens do que enfrentar a realidade. Segundo Guy Debord (1997, p.13) “toda a vida das sociedades nas quais reinam as modernas condições de produção se apresentam como uma imensa acumulação de espetáculos. Tudo o que era vivido diretamente tornou-se uma representação”.
O espetáculo gera uma separação, uma individualização social, mas para os espectadores alienados que se vêem nas imagens, que se identificam com o que lhes é mostrado pela mídia o espetáculo passa a parecer um elo entre todos. Entretanto quanto mais a pessoa vive na situação do espetáculo mais isolada ela é e passa a aceitar o que é ditado pelos meios de comunicação e acaba por abandonar seus próprios desejos.
O espetáculo apresenta as pessoas o ideal da felicidade, mas nesse “ideal” está implícito o consumismo, o individualismo, as aparências... Um grande exemplo é a moda, o que dita a moda atualmente são os produtos apresentados na mídia, por exemplo, as roupas usadas pelas atrizes nas novelas vão gerar nas tele espectadoras o