Fichamento: freud neuroses de transferência
Comparação dos elementos: repressão, contra-investimento, formação de substitutos e sintomas, a relação com a função sexual, regressão e disposição. Isso tudo, restringido a três tipos de neuroses: Histeria de angústia, histeria de conversão e neurose obsessiva.
REPRESSÃO: ocorre nos três tipos de neuroses, acima citadas. Consiste na subtração ou negação do investimento e é assegurada por uma espécie de contra-investimento. É mais essencial destacar em que elementos essa barreira está sendo introduzida. Temos o sucesso e término da repressão. O sucesso varia conforme as três neuroses e de acordo com cada um de seus estágios.
Na histeria de angustia, o sucesso da repressão é menor e se restringe ao fato de que não se realiza nenhuma representação pré-consciente. Um substituto torna-se pré-consciente e consciente, no lugar da ideia repulsiva e, por fim, o sucesso alcança seu objetivo formando fobias e inibindo o afeto do desprazer, por meio de uma tentativa de fuga. Repressão sempre evitando o desprazer.Na neurose obsessiva, o sucesso da repressão é inicialmente completo, mas não é permanente. O processo está ainda menos concluído. Segue com a formação de ideias obsessivas, luta contra essas ideias, substitui as representações, porém, trabalha com recrusos lógicos. Na histeria de conversão, o sucesso da repressão é completo, pois, desde o começo, é alcançado graças à intensa formação de substitutos. CONTRA-INVESTIMENTO: primeira fase trata-se de uma pura tentativa de fuga que se lança para a segunda fase = formação de ideias substitutivas. Na terceira fase, utiliza a vigilância e a atenção para assegurar que seja contida a liberação do desprazer. Na histeria da angústia- está ausente na primeira fase. Na neurose obsessiva- primeiro é uma defesa contra um impulso ambivalente = primeira repressão bem sucedida. Depois produz formação reativa. No fim, fornece o trabalho lógico. Na histeria da angústia,