O seu cliente é fiel?
O poder está presente em qualquer relação interpessoal e não é estável, no sentido que somente alguma pessoa (chefe) irá exercê-lo.
Segundo Foucault (1985) ter poder não significa estar em condições de impor a própria vontade contra qualquer resistência. E segundo Foucalt (2000) o poder não pode ser assimilado como categoria de dominação, nem de forma negativa. Mas sim como forma de algumas pessoas determinarem a conduta de outras, sendo efeito de um conjunto de posições estratégicas.
O poder pode ser exercido de forma Coercitiva, onde uma das partes sente-se ameaçada através de alguma sanção. Pode ser através de Recompensa, onde alguém se submete a ordem da outra porque lhe trará algum benefício. O poder Legítimo está presente quando alguém, através do seu reconhecimento, consegue influenciar uma pessoa ou um grupo. E o poder Político é aquele em que um grupo de funcionários exerce sobre a empresa, fazendo com que a decisão tomada coletivamente influencie no processo decisório da organização.
As estratégias do poder, podem ser através da razão, da amabilidade, coalizão, barganha, afirmação e, ou, autoridade superior.
3 CRIATIVIDADE
Criatividade é a capacidade de perceber uma situação problemática e, diante desta, criar uma saída satisfatória para sua resolução.
Ela é um fator imprescindível para a inovação e o sucesso de uma organização. Em momentos em que a situação parece sem saída, somente uma boa ideia pode ser a salvação de um negócio qualquer.
A criatividade não é apenas um fenômeno de natureza intrapsíquica, isto é, centrada no indivíduo. Algumas condições ambientais também favorecem ou desfavorecem o ato criativo. O que parece um ato inexplicável e dependente do trabalho inconsciente é impossível se não for precedido de trabalho consciente e árduo.
Algumas características pessoais, parecem estar coincidentes com ações criativas, como pessoas tolerantes para a incerteza e ambiquidade, autoconfiantes, não