O serviçoo social e o papel do assistente social

608 palavras 3 páginas
O SERVIÇO SOCIAL E O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL zz A Assistente Social tem um grande papel na sociedade, não é só encaminhar e sim ouvir, analisar, ajudar, correr atrás de vagas, consultas, exames, fazer com que outro profissional que atendeu mal ao paciente, atenda melhor, etc...
Os profissionais precisaram assumir novos posicionamentos, que iriam refletir em novas formas de conduta, bem como em novas maneiras de lidar com os problemas.
O serviço social, enquanto profissão criada para cumprir determinada tarefa na sociedade capitalista carrega no seu interior contradições e antagonismos que se explicitam na análise da sua trajetória histórica de prática com as classes sociais..
Desde a criação da primeira escola de Serviço Social no Brasil até o momento atual, a profissão passou por mudanças consideráveis, mas, sem dúvida, o grande marco dessas mudanças foi o movimento de reconceituação.- (explicar reconceituação)
O Serviço Social, apesar da longa data, ainda é visto erroneamente pela sociedade como uma profissão que “ajuda as pessoas”, e seus profissionais, os Assistentes Sociais como “pessoas boas que gostam de ajudar”. Nossa intenção aqui é esclarecer e romper com este paradigma assistencialista, mostrando o real significado dessa profissão e o que fazem seus profissionais, ressaltando, porém, que mesmo não sendo o foco de trabalho do Assistente Social, em alguns casos a ajuda se faz necessária.

O Serviço Social é uma profissão que tem como objeto de intervenção as expressões multifacetadas da questão social, as chamadas desigualdades sociais, sendo o Assistente Social o profissional qualificado para atuar na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e projetos que visem a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e da justiça social. É importante deixar claro que o compromisso desse profissional vai além da situação de vulnerabilidade social, englobando as pessoas que sofreram, sofrem ou correm o risco de vir a ter seus

Relacionados

  • Serviço social contemporaneo
    2710 palavras | 11 páginas