Tofebar works

754 palavras 4 páginas
A EVOLUÇÃO DO FRIGORÍFICO

Antes que os frigoríficos existissem, as pessoas resfriavam a sua comida com gelo e neve, que era encontrada localmente, ou nas regiões mais frias, e para conserva-la também utilizavam o sal. Os primeiros “Frigoríficos” eram buracos feitos no chão e forrados com madeira ou palha e embalados com gelo e neve: este era o único meio de refrigeração. Refrigeração é o processo de remoção de calor a partir de um espaço fechado, tendo como objetivo baixar a sua temperatura. Um frigorífico usa a evaporação de um líquido para absorver o calor. O líquido ou refrigerante, usado num frigorífico, evapora a uma temperatura muito mais baixa, criando temperaturas de congelação/frio no seu interior. É tudo baseado num líquido que é rapidamente vaporizado (por compressão), que por sua vez perde a energia e torna-se mais frio. A primeira máquina refrigeradora foi construída em 1856, usando o princípio da compressão de vapor, pelo australiano James Harrison, a quem foi solicitado a invenção, por uma fábrica de cerveja, para produzir uma máquina que refrescasse aquele produto durante o seu processo de fabricação, e para a indústria de carne, processada para exportação.

Um frigorífico é um aparelho doméstico comum que consiste em um compartimento termicamente isolado, e uma bomba de calor (mecânica, eletrónica ou química), que serve para guardar/conservar os alimentos durante um período mais prolongado, mantendo intactas as suas características.

Conteúdo da Página O frigorífico é o eletrodoméstico que mais energia consome, por ter um uso contínuo (apenas se desliga para limpeza ou devido a ausências prolongadas).

Praticamente 32% da eletricidade consumida nas habitações destina-se à refrigeração e congelação dos alimentos.

Ao comprar um frigorífico, opte por aparelhos com etiqueta energética de classe A+ ao A+++, que poupam mais energia e dinheiro.

O gelo que se forma no interior do frigorífico é isolante e

Relacionados