O Serviço Social e a Busca da Transformação da Realidade
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8 REFERÊNCIAS 9 SERVIÇO SOCIAL em TEMPO de CAPITAL FETICHE 9 SERVIÇO SOCIAL INDENTIDADE e ALIENAÇÃO 9 MARTINELLI, Maria Lúcia 9
1 INTRODUÇÃO
É de suma importância estudar a “questão social”, no Serviço Social. Permite uma compreensão melhor do surgimento da profissão, e o Serviço Social como uma profissão em uma realidade especifica da sociedade capitalista, situa-se no processo de reprodução das relações sociais. Define o Serviço Social como instrumento de intervenção na “ questão social”.
2 DESENVOLVIMENTO
O Serviço Social surge em meio às sequelas deixadas pelo capitalismo na sociedade feudal, através da dominação da opressão e da exploração, e cujo desdobramento era a acumulação de pobreza e generalização da miséria, apesar da classe trabalhadora se posicionar fortemente contrária à situação, através de manifestações operárias. Havia a exploração da maioria pela minoria, a luta de classe se transforma na luta pela vida, e pela superação a sociedade burguesa.
Porem um novo impulso é dado ao movimento dos trabalhadores europeus, advindo dos sindicatos nacionais, entre as décadas de 1850 e 1860, cuja presença politica e social provoca uma grande preocupação a burguesia.
Tentando coibir tais manifestações, a Burguesia, Igreja e Estado uniram-se em um compacto e reacionário bloco politico para impedir as reivindicações da classe operária, reprimindo sua expressão social e politica.
O resultado material e concreto dessa união na Inglaterra, em 1869, foi o surgimento da Sociedade de Organização da Caridade, reunindo os reformistas sociais que assumiam, formalmente, a responsabilidade pela racionalização e normatização da prática da assistência diante da sociedade burguesa.
Desta forma surgem os primeiros “Assistentes Sociais”,